top of page

SOBRE O FUTEBOL EM PIRAPORA

O futebol de Pirapora tem uma tradição que remonta aos anos 50, com a chegada da família Lopes, oriunda da Bahia, que trouxe consigo o amor pelo futebol. O jogador Livinho do Vasco, em 1956, é um expoente dessa tradição, tendo jogado com Belini - o primeiro capitão a levantar a taça em 58. Desde então, Pirapora tem sido um celeiro de grandes jogadores, incluindo Luiz Henrique, que fez parte da seleção brasileira de 1994 e jogou em grandes clubes dentro e fora do país.

image (2).png
image (2) - cópia.png
image (2).png

POR QUE GALO DO NORTE?

O Atlético Pirapora é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2018 por Welber Ferreira, conhecido como Chefia, tem uma história inspiradora que começou muito antes de sua fundação oficial. Chefia, enquanto estagiava na sede do Atlético Mineiro como preparador de goleiros, recebeu incentivo e a missão de criar um núcleo social em Pirapora, utilizando o futebol como ferramenta para oferecer uma formação cidadã às crianças e adolescentes, mantendo-os longe das drogas e da ociosidade.

 

No início, o trabalho foi realizado de forma solitária, mas gradualmente atraiu a atenção de outros voluntários que se juntaram à causa. A partir de 2018, o projeto social ganhou força, mas todas as despesas eram custeadas pelos próprios envolvidos, inclusive o transporte para manter os participantes motivados. Mesmo enfrentando várias dificuldades, Chefia conseguiu desenvolver jovens talentos que foram aproveitados por clubes importantes, como Vitória, Bahia e até mesmo o próprio Atlético.

image (2) - cópia.png
image (4).png
image (3).png

Após quatro anos, o projeto recebeu um apoio significativo do filantropo Rômulo Cotta, que contribuiu para a melhoria da infraestrutura da Associação, permitindo que mais adolescentes das regiões vizinhas fossem beneficiados. Esse apoio também gerou um efeito multiplicador, sensibilizando mais pessoas na cidade e estabelecendo metas ambiciosas para a Associação Atlético Pirapora, visando alcançar e formar um número ainda maior de jovens talentosos.

 

Essa história de superação e comprometimento com a transformação social através do esporte demonstra a importância e a seriedade da Associação Atlético Pirapora, que busca proporcionar oportunidades e valores essenciais para os jovens da comunidade.

Além disso, essa história inspiradora e dedicada comoveu a mãe do renomado jogador Neymar Jr., Dona Nadine Gonçalves, que reconhecendo o impacto positivo do projeto, fez uma doação especial à Associação Atlético Pirapora. Ela presenteou a instituição com uma camisa autografada pelo craque, fortalecendo ainda mais os laços de reconhecimento e incentivo aos talentos que são formados por meio desse trabalho comprometido com a transformação social. A doação de Dona Nadine Gonçalves é um símbolo de apoio e estímulo, impulsionando a Associação a seguir adiante em sua missão de formar jovens atletas e cidadãos exemplares.

Destacamos com grande orgulho que o alojamento recém-inaugurado é resultado de incansável esforço e dedicação por parte de toda a equipe da Associação Atlético Pirapora. Foram meses de trabalho árduo, mobilização da comunidade e parcerias estratégicas para viabilizar essa conquista tão significativa. O estabelecimento desse alojamento representa um marco importante na história da Associação, proporcionando condições adequadas para acolher os 30 assistidos provenientes das regiões circunvizinhas. É um símbolo do comprometimento e da determinação em oferecer um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento pessoal, esportivo e social desses jovens talentos.

 

image (2).png
PHOTO-2022-10-06-16-09-33.jpg

Luís Henrique

Chefia Ferreira

Rômulo Cotta

bottom of page